Se chegou a hora de sair de casa com seu bebê, prepare a bolsa e pense em tudo! No começo parece que você está levando a casa nas costas, mas com o passar do tempo você irá entender toda a "logística" do bebê e das coisas que precisará em função do tempo e lugar para onde vai com o bebê. É certíssimo dizer que uma mãe previnida vale por duas.
Antes de tudo, é necessário escolher a bolsa mais adequada. São basicamente três tamanhos de bolsas que a mamãe deve ter no enxoval: uma mala maior para viagens, uma bolsa de tamanho médio para os passeios mais longos e distantes de casa, e uma bolsa menor para os passeios mais curtos e próximos de casa. Tenha em mente detalhes importantes como o tempo que ficará fora (contando o tempo de locomoção de um lugar a outro), os horários do seu bebê, o meio de transporte, o que irão fazer, a temperatura e a previsão do tempo. Traçado o seu roteirinho, basta apenas manter a calma, se organizar e aproveitar o passeio!
Vamos começar a arrumação! Primeiro separe os itens que precisam ser levados e coloque-os em cima de algum lugar onde você possa ver tudo o que separou e perceber facilmente se estiver faltando algo. É uma boa idéia separá-los por tipo de uso, como vestuário, alimentação, etc.
Disposição
Esse item facilita muito a vida da mamãe! Sabe aquelas horas que a gente precisa achar um chave dentro da bolsa e fica louca revirando tudo para achá-la? Então, evite que isso aconteça com a bolsa do bebê, até mesmo porque algumas vezes você precisará pegar algumas coisas de imediato e elas devem estar fáceis de achar. Arrume a bolsa colocando os itens que você não tem certeza se serão usados primeiro, pois eles ficarão no fundo e deixarão os itens mais importantes sempre à mão. Nos bolsinhos laterais e frontais das bolsas siga a mesma lógica, deixando para usá-los com itens de uso mais frequente.
Clima
Esteja preparada para mudanças repentinas de temperatura e se o tempo estiver quente, não esqueça que se houver possibilidade de esfriar você deve estar prevenida com uma roupinha mais quente ou um casaquinho e no contrário, uma troca de roupa mais fresquinha. Essas peças podem ficar mais no fundo da bolsa, deixando itens que serão utilizados com certeza no topo da bolsa. Protetor solar e repelente são itens fundamentais caso seja necessário devido ao clima e lugar. Se estiver muito quente ou se passará muito tempo em trânsito pense na possibilidade de precisar reabastecer a mamadeira do bebê.
Itens
Tenha sempre com você uma cópia da certidão de nascimento, a carteira de vacinação e a carteira do plano de saúde. Deixe esses documentos todos juntos dentro de um porta documentos ou uma bolsinha menor, pois eles podem ser necessários em caso de emergência.
É complicado deixar seu bebê limpo e sequinho por muito tempo, então pense na possibilidade de um vazamento inesperado e leve pelo menos uma troquinha de roupa a mais. Seguindo essa lógica, não se esqueça dos itens básicos para uma troquinha básica: fraldas descartáveis, lencinhos umidecidos, pomada e um trocador impermeável e acolchoado. No caso das fraldinhas de pano e toalhinhas de boca, deixe-as no topo da bolsa ou local de fácil acesso, pois elas serão constantemente usadas para limpar o rosto do seu baby.
Para as comidinhas, estão valendo frutas, papinhas e guloseimas, tudo de acordo com o tempo em que estiver fora. Hoje em dia existem mamadeiras, frasqueiras e porta papinhas que conservam super bem a temperatura do alimento e muitas vezes vale a pena apostar em carregar essas peças na bolsa. Nesse caso não se esqueça do babador, paninho e colher. A garrafinha com água é fundamental! Mesmo que a mamãe esteja amamentando, pode ser necessária para lavar as mãos ou limpar o rostinho do bebê.
Para não deixar o baby muito inquieto leve um brinquedinho para distraí-lo também.
Frequência
Quando for visitar ou passear em algum lugar com frequência, procure deixar algumas coisinhas básicas por lá, como roupinhas básicas, itens de higiene, brinquedinhos. Isso facilitará a organização da bolsa e pode reduzir o tamanho da malinha na próxima visita!