quinta-feira, 14 de abril de 2011

Quer engravidar? Faça um check up antes

Olá! Hoje irei colocar aqui algumas matérias bem interessantes e super úteis para quem pretende engravidar. Uma delas fala um pouquinho sobre quando começar os exames de rotina em uma gestação planejada e outra é um link super "explicadinho" sobre diversos exames. Então vamos lá...

Existe um termo para isso, “Gravidez de 12 meses”. Esse conceito foi criado pelo ginecologista e obstetra Prof. Sérgio Peixoto. Ele fala sobre a importância da orientação médica nessa fase em que o casal interrompe a contracepção e decide pela gravidez e sobre a sensibibilidade ao danos nos três primeiros meses da concepção. Algumas situações anteriores à fecundação podem interferir no seu desenvolvimento e os principais fatores de risco são idade da mãe, peso, genética, nutrição, atividade física, medicamentos em uso, tabagismo, álcool e drogas, alterações metabólicas e outros.

Acho que você ja entendeu né?! A lei básica para quem quer engravidar é: Consulte um médico!!! Escolha aquele médico que fará o acompanhamento da gestação e tire TODAS suas dúvidas, fale bastante com ele a respeito da sua situação física e mental. Por exemplo, se existem casos na família de Diabetes, o seu médico também deve saber, assim ele pode solicitar exames mais específicos.
Nesta fase o aconselhamento médico é importante e permite avaliar os cuidados e os riscos com a saúde da mamãe, diagnosticando e cuidando de todos os preparativos para minimizar qualquer risco. Em um primeiro momento, são discutidos aspectos emocionais, em seguida, uma avaliação clínica é feita e são solicitados exames ginecológicos e gerais. Nestes exames é possível rastrear doenças como infecções, problemas cardíacos, disfunções endócrinas, hipertensão, diabetes, entre outras. Vacinas e hábitos da mamãe também são muito importantes! Prática de exercícios, alimentação, stress, vícios... Exames como Papanicolau e nos seios (para quem tem mais de 35 anos a mamografia é fundamental) verificam se não há células cancerigenas e etc. Os testes sanguíneos informam se existe ou não necessidade de vacinas, além de informar tipo sanguíneo e fator RH.

Fonte: UOL
Se quiserem ler mais na página do IG sobre check-up para quem pretende engravidar: Clique aqui.

Como havia prometido no começo do post, segue o link com Exames de A a Z para vocês tirarem algumas dúvidas. Para ilustrar um pouco o que vocês podem ler nesse link vou colocar abaixo o diz a respeito do Papanicolau:

O que é: Também chamado de esfregaço cérvico-vaginal, é um exame de avaliação de células retiradas do colo do útero.

Para que serve: Feita por um patologista, essa análise investiga a presença de microorganismos (fungos, vírus e bactérias) potencialmente prejudiciais e alterações nas células raspadas do colo do útero durante o exame ginecológico. É considerado um método de detecção precoce de diversas doenças da mulher, como a infecção pelo HPV (vírus do papiloma humano) e o câncer de colo do útero.

Como é feito: Com a paciente deitada em posição ginecológica – pernas abertas, flexionadas e apoiadas em um descanso acolchoado – o médico afasta as paredes da vagina com um aparelho específico para esse fim, deixando o colo do útero mais acessível para observação. Usando uma haste de algodão ou uma espátula parecida com um palito de sorvete o ginecologista raspa as células superficiais do colo uterino. Depois disso, coloca o material em uma lâmina de vidro e envia para a análise do patologista.

Preparo: A mulher não deve estar menstruada e precisa manter abstinência sexual nas 24 horas que antecedem o exame. Também deve evitar, nas 48 horas anteriores, o uso de duchas, pomadas ou cremes vaginais.

Valores de referência: Os resultados são expressos em um sistema que, dependendo da gravidade, varia do grau I (normal) ao grau V (câncer invasor). Os cuidados e intervalos para novos exames vão depender de quais resultados aparecerem.

Um abração a todos!!
Powered By Blogger